Depois meses de reflexão, a NASA decidirá sobre o retorno da Starliner neste termo de semana

Após meses de reflexão, a NASA decidirá sobre o retorno da Starliner neste fim de semana
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Ampliar / Um satélite mercantil de subida solução para imagens da Terreno, de propriedade da Maxar, capturou esta vista da Estação Espacial Internacional em 7 de junho, com a invólucro Starliner da Boeing atracada na porta vanguarda do laboratório (quina subordinado recta).

Líderes seniores da NASA, incluindo o gestor da sucursal Bill Nelson, se reunirão no sábado em Houston para deliberar se a nave espacial Starliner da Boeing é segura o suficiente para transportar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams de volta à Terreno, vindos da Estação Espacial Internacional.

Espera-se que a Flight Readiness Review (FRR) conclua com a decisão de segurança mais consequente da NASA em quase uma geração. Uma opção é liberar a nave espacial Starliner para desacoplar da estação espacial no início de setembro com Wilmore e Williams a bordo, uma vez que seu projecto de voo inicialmente estabelecido, ou trazer a invólucro para mansão sem sua tripulação.

Até quinta-feira, os dois astronautas veteranos estavam na estação espacial há 77 dias, quase 10 vezes mais do que a estadia planejada de oito dias. Wilmore e Williams foram as primeiras pessoas a lançar e atracar na estação espacial a bordo de uma nave espacial Starliner, mas vários propulsores falharam e a invólucro vazou hélio de seu sistema de propulsão ao se aproximar da trajectória concluída em 6 de junho.

Isso levou a meses de testes — no espaço e no solo — revisões de dados e modelagem para engenheiros tentarem entender a justificação raiz dos problemas do propulsor. Engenheiros acreditam que os propulsores superaqueceram, fazendo com que as vedações de Teflon inchassem e bloqueassem o fluxo de Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! para os pequenos jatos de controle, fazendo com que perdessem o impulso. A quesito dos propulsores melhorou quando a Starliner atracou na estação quando eles não estavam disparando repetidamente, uma vez que precisam fazer quando a espaçonave está voando sozinha.

No entanto, engenheiros e gerentes ainda não chegaram a um consenso sobre se o mesmo problema pode ocorrer novamente, ou piorar, durante a viagem da invólucro de volta à Terreno. No pior cenário, se muitos propulsores falharem, a espaçonave não conseguiria indicar na direção correta para uma queima de frenagem sátira para guiar a invólucro de volta à atmosfera em direção ao pouso.

Os propulsores suspeitos estão localizados no módulo de serviço da Starliner, que executará a queima de desorbitação e, em seguida, se separará do módulo de tripulação que transporta astronautas antes da reentrada. Um conjunto separado de pequenos motores ajustará a trajetória da Starliner durante a descida.

Se os gerentes da NASA decidirem que não vale a pena o risco, Wilmore e Williams estenderiam sua estadia na estação espacial até pelo menos fevereiro do ano que vem, quando retornariam à Terreno dentro de uma nave espacial Dragon fornecida pela SpaceX, rival da Boeing no programa de tripulação mercantil da NASA. Isso eliminaria a ameaço que problemas de propulsão na nave espacial Starliner podem simbolizar para a segurança da tripulação durante a viagem à Terreno, mas isso vem com uma miríade de efeitos colaterais.

Esses efeitos incluem a interrupção das atividades da tripulação na estação espacial, ao retirar dois astronautas do próximo voo da SpaceX, expondo Wilmore e Williams à radiação suplementar durante seu tempo no espaço e desferindo um golpe debilitante no programa Starliner da Boeing.

Se a invólucro da Boeing não puder retornar à Terreno com seus dois astronautas, a NASA pode não verificar a Starliner para missões operacionais de tripulação sem um voo de teste suplementar. Nesse caso, a Boeing provavelmente não seria capaz de completar todas as seis missões operacionais de tripulação planejadas sob um contrato de US$ 4,2 bilhões da NASA antes que a Estação Espacial Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! esteja programada para aposentadoria em 2030.

FRR-liberdade de falar

A Flight Readiness Review no Johnson Space Center da NASA em Houston começará na manhã de sábado. Ken Bowersox, um ex-astronauta e dirigente da Space Operations Mission Directorate da NASA, presidirá a reunião. O gestor da NASA Bill Nelson também participará. Se não houver um congraçamento unânime na mesa do FRR, uma decisão final sobre o que fazer pode ser elevada supra de Bowersox para o gestor associado da NASA, Jim Free ou para Nelson.

“A revisão de prontidão de voo da sucursal é onde quaisquer dissidências formais são apresentadas e reconciliadas”, disse a NASA em uma enunciação na quinta-feira. “Outros líderes da sucursal que rotineiramente participam de revisões de prontidão de lançamento e retorno para missões tripuladas incluem o gestor da NASA, o gestor coadunado, o gestor associado, vários diretores do núcleo da sucursal, a Diretoria de Operações de Voo e autoridades técnicas da sucursal.”

A NASA agendou uma coletiva de prensa para não antes das 13h00 horário do leste dos EUA (17h00 UTC) de sábado para anunciar a decisão da sucursal e os próximos passos, disse a sucursal.

Gerentes de nível subordinado se reunirão na sexta-feira em um chamado Program Control Board para discutir suas descobertas e visões antes do FRR. Em uma reunião anterior do Program Control Board, os gerentes discordaram sobre se a sucursal estava pronta para assinar que a nave espacial Starliner era segura o suficiente para retornar seus astronautas à Terreno.

Há uma novidade informação que os engenheiros irão repassar ao Recomendação de Controle do Programa na sexta-feira:

“Equipes de engenharia têm trabalhado para estimar um novo padrão que representa a mecânica do propulsor e é projetado para prever com mais precisão o desempenho durante a tempo de retorno do voo”, disse a NASA. “Esses dados podem ajudar as equipes a entender melhor a redundância do sistema desde o desencaixe até a separação do módulo de serviço. Esforços contínuos para concluir a novidade modelagem, caracterizar dados de desempenho da espaçonave, refinar avaliações de risco integradas e instituir recomendações da comunidade serão incluídos na revisão em nível de sucursal.”

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Adriano Pina

Adriano Pina

Análise de Sistemas | SEO e Google Ads | Fundador da Loja Script PHP Aqui & Marca Shoslh de tecnologia

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