Getting your Trinity Audio player ready... |
Líderes seniores da NASA, incluindo o gestor da sucursal Bill Nelson, se reunirão no sábado em Houston para deliberar se a nave espacial Starliner da Boeing é segura o suficiente para transportar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams de volta à Terreno, vindos da Estação Espacial Internacional.
Espera-se que a Flight Readiness Review (FRR) conclua com a decisão de segurança mais consequente da NASA em quase uma geração. Uma opção é liberar a nave espacial Starliner para desacoplar da estação espacial no início de setembro com Wilmore e Williams a bordo, uma vez que seu Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! de voo inicialmente estabelecido, ou trazer a invólucro para mansão sem sua tripulação.
Até quinta-feira, os dois astronautas veteranos estavam na estação espacial há 77 dias, quase 10 vezes mais do que a estadia planejada de oito dias. Wilmore e Williams foram as primeiras pessoas a lançar e atracar na estação espacial a bordo de uma nave espacial Starliner, mas vários propulsores falharam e a invólucro vazou hélio de seu sistema de propulsão ao se aproximar da trajectória concluída em 6 de junho.
Isso levou a meses de testes — no espaço e no solo — revisões de dados e modelagem para engenheiros tentarem entender a justificação raiz dos problemas do propulsor. Engenheiros acreditam que os propulsores superaqueceram, fazendo com que as vedações de Teflon inchassem e bloqueassem o fluxo de propelente para os pequenos jatos de controle, fazendo com que perdessem o impulso. A quesito dos propulsores melhorou quando a Starliner atracou na estação quando eles não estavam disparando repetidamente, uma vez que precisam fazer quando a espaçonave está voando sozinha.
No entanto, engenheiros e gerentes ainda não chegaram a um consenso sobre se o mesmo problema pode ocorrer novamente, ou piorar, durante a viagem da invólucro de volta à Terreno. No pior cenário, se muitos propulsores falharem, a espaçonave não conseguiria indicar na direção correta para uma queima de frenagem sátira para guiar a invólucro de volta à atmosfera em direção ao pouso.
Os propulsores suspeitos estão localizados no módulo Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! serviço da Starliner, que executará a queima de desorbitação e, em seguida, se separará do módulo de tripulação que transporta astronautas antes da reentrada. Um conjunto separado de pequenos motores ajustará a trajetória da Starliner durante a descida.
Se os gerentes da NASA decidirem que não vale a pena o risco, Wilmore e Williams estenderiam sua estadia na estação espacial até pelo menos fevereiro do ano que vem, quando retornariam à Terreno dentro de uma nave espacial Dragon fornecida pela SpaceX, rival da Boeing no programa de tripulação mercantil da NASA. Isso eliminaria a ameaço que problemas de propulsão na nave espacial Starliner podem simbolizar para a segurança da tripulação durante a viagem à Terreno, mas isso vem com uma miríade de efeitos colaterais.
Esses efeitos incluem a interrupção das atividades da tripulação na estação espacial, ao retirar dois astronautas do próximo voo da SpaceX, expondo Wilmore e Williams à radiação suplementar durante seu tempo no espaço e desferindo um golpe debilitante no programa Starliner da Boeing.
Se a invólucro da Boeing não puder retornar à Terreno com seus dois astronautas, a NASA pode não verificar a Starliner para missões operacionais de tripulação sem um voo de teste suplementar. Nesse caso, a Boeing provavelmente não seria capaz de completar todas as seis missões operacionais de tripulação planejadas sob um contrato de US$ 4,2 bilhões da NASA antes que a Estação Espacial Internacional esteja programada para aposentadoria em 2030.
FRR-liberdade de falar
A Flight Readiness Review no Johnson Space Center da NASA em Houston começará na manhã de sábado. Ken Bowersox, um ex-astronauta e dirigente da Space Operations Mission Directorate da NASA, presidirá a Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! O gestor da NASA Bill Nelson também participará. Se não houver um congraçamento unânime na mesa do FRR, uma decisão final sobre o que fazer pode ser elevada supra de Bowersox para o gestor associado da NASA, Jim Free ou para Nelson.
“A revisão de prontidão de voo da sucursal é onde quaisquer dissidências formais são apresentadas e reconciliadas”, disse a NASA em uma enunciação na quinta-feira. “Outros líderes da sucursal que rotineiramente participam de revisões de prontidão de lançamento e retorno para missões tripuladas incluem o gestor da NASA, o gestor coadunado, o gestor associado, vários diretores do núcleo da sucursal, a Diretoria de Operações de Voo e autoridades técnicas da sucursal.”
A NASA agendou uma coletiva de prensa para não antes das 13h00 horário do leste dos EUA (17h00 UTC) de sábado para anunciar a decisão da sucursal e os próximos passos, disse a sucursal.
Gerentes de nível subordinado se reunirão na sexta-feira em um chamado Program Control Board para discutir suas descobertas e visões antes do FRR. Em uma reunião anterior do Program Control Board, os gerentes discordaram sobre se a sucursal estava pronta para assinar que a nave espacial Starliner era segura o suficiente para retornar seus astronautas à Terreno.
Há uma novidade informação que os engenheiros irão repassar ao Recomendação de Controle do Programa na sexta-feira:
“Equipes de engenharia têm trabalhado para estimar um novo padrão que representa a mecânica do propulsor e é projetado para prever com mais precisão o desempenho durante a tempo de retorno do voo”, disse a NASA. “Esses dados podem ajudar as equipes a entender melhor a redundância do sistema desde o desencaixe até a separação do módulo de serviço. Esforços contínuos para concluir a novidade modelagem, caracterizar dados de desempenho da espaçonave, refinar avaliações de risco integradas e instituir recomendações da comunidade serão incluídos na revisão em nível de sucursal.”
Não perda a chance de explorar nossos produtos na loja.
Dê um passo adiante e conquiste sua liberdade financeira trabalhando no conforto da sua mansão ou escritório.