É hora de repensar nossa repudiação a terceiros…

É hora de repensar nossa rejeição a terceiros...

Desde que o Google ameaçou varar cookies de terceiros, tem havido uma manente discussão de que os sites devem mudar para dados primários, o que, muitos dizem, é melhor de qualquer maneira. Embora seja definitivamente uma boa teoria coletar dados primários, os cookies de terceiros foram criados por um bom motivo, e eles ainda continuam sendo uma instrumento útil que os proprietários de sites não devem ignorar — mesmo que se tornem menos comuns e confiáveis.

O que são cookies e por que os temos?

Um cookie é um pequeno registo de texto que um site pode gravar no seu computador. Ele normalmente inclui um ID restrito para cada visitante — ou seja, para cada navegador de internet, porquê Chrome ou Safari.

Veja porquê funciona. Você visitante um site usando um navegador de internet. O site quer saber se você já esteve lá antes, logo ele procura o cookie no seu navegador. Se o cookie subsistir, ele registra você porquê um visitante de retorno. Se o cookie não subsistir, ele atribui a você um ID e o grava em um novo cookie no seu navegador para que o site possa identificá-lo na sua próxima solicitação de página.

Os cookies são necessários porque a internet foi construída em conexões anônimas e sem estado. Toda vez que seu navegador da web solicita uma página, o servidor vê essa solicitação porquê um novo visitante anônimo. O servidor da web não sabe se um visitante é novo ou se ele fez 100 solicitações antes — a menos que haja um cookie.

Esse envolvente anônimo e sem estado tornou os logins impossíveis (até os cookies) porque cada visualização de página era uma novidade solicitação anônima. Para “manter o estado” – ou seja, reconhecer um visitante porquê o mesmo usuário em várias visualizações de página – o site precisa ter um pouco para identificar esse usuário. É isso que o cookie faz.

No momento, seu navegador de internet provavelmente tem cookies para centenas de sites e, em alguns sites, porquê Amazon ou Gmail, esse cookie pode mantê-lo conectado. Se você excluísse seus cookies, na próxima vez que visitasse qualquer um desses sites, teria que efetuar login novamente.

Vá mais fundo: Alternativas a terceiros biscoitos: O estado da situação

Cookies primários e de terceiros

Um cookie primitivo é escrito no seu navegador pelo site em que você está atualmente. Um cookie de terceiros é escrito por qualquer outro site.

Se eu visitar nationalgeographic.com, o site gravará um cookie primitivo no meu navegador que somente os servidores da National Geographic podem ler. Também receberei um cookie Doubleclick. Esse é um cookie de terceiros que permite que o Doubleclick me identifique em qualquer site que use o Doubleclick para anúncios — incluindo o NatGeo. Se eu velejar em algumas páginas do site da National Geographic, o cookie primitivo do site permitirá que a National Geographic me rastreie por meio de seu site.

Se eu for para llbean.com, o cookie primitivo da LL Bean permitirá que a LL Bean me rastreie por meio de seu site. Mas o Doubleclick — que eu nunca visitei — me rastreará em ambos os sites porque a National Geographic e a LL Bean usam o cookie de terceiros da Doubleclick.

O cookie de terceiros “segue você por aí”, por assim proferir, mas por um bom motivo. Ao rastrear o comportamento de um usuário em vários sites, o Doubleclick pode gerar um perfil desse usuário. Por exemplo, ele entenderá que ele lê histórias sobre Appalachia e olha anúncios para equipamentos de campanha. Isso permite que o Doubleclick mostre anúncios apropriados para esse usuário em qualquer site que use o Doubleclick para anúncios.

Vá mais fundo: porquê uma empresa de tecnologia está fazendo marketing sem biscoitos

Os cookies primários não seguem você por aí. Um cookie primitivo é escrito pelo site em que você está no momento e só pode ser lido por esse site. Isso cria problemas para empresas com vários sites.

Vamos considerar a ACME Dog Food Company. A ACME possui 20 sites diferentes, incluindo feedthedogforgodssake.com (doravante site nº 1) e wouldyoupleasefeedthedog.com (doravante site nº 2). Cada um desses sites grava um cookie primitivo em cada navegador que o visitante e coleta dados primários sobre todos esses visitantes.

O CEO da ACME Dog Food Co. quer saber quantas pessoas que visitam o site nº 1 também visitam o site nº 2, logo ele pede ao gerente de TI para gerar esse relatório.

O gerente de TI maçada a cabeça e pensa, logo percebe que a única maneira de fazer isso é se houver qualquer ponto de dados generalidade que conecte os usuários entre os dois sites.

Por exemplo, se eu visitar o site nº 1, esse site colocará um cookie primitivo do site nº 1 no meu navegador, o que permite que o site nº 1 colete informações sobre minhas visitas. Se eu visitar o site nº 2 mais tarde, esse site também colocará um cookie primitivo no meu navegador e coletará informações. Mas geralmente não há zero em nenhum desses registros de usuário para proferir que é a mesma pessoa — ou seja, que sou eu em ambos os casos.

Há casos em que tais dados existem e permitem que uma conexão seja feita. Se eu fizer uma compra em ambos os sites, o carrinho em cada site terá coletado meu endereço de e-mail, o que permitiria ao gerente de TI vincular esses dois registros.

Sem um registro tão generalidade, nosso perplexo gerente de TI está sem sorte. Ele não consegue conectar registros entre os dois sites.

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Espere, certamente há opções

Eu sei o que você está pensando. Não estamos sempre ouvindo sobre porquê todo mundo está nos rastreando o tempo todo e tem todos esses dados sobre nós? Certamente há uma maneira de uma empresa identificar um usuário generalidade em dois sites.

Infelizmente, essas são duas coisas diferentes. As pessoas que rastreiam a maior secção do que fazemos são as grandes empresas porquê o Google ou o Facebook — porque elas estão usando cookies de terceiros que a maioria das pessoas tem em seus navegadores. Se você estiver usando o Chrome, sua conta do Google segue você por toda a internet.

(Você se perguntou por que o Google decidiu não varar cookies de terceiros? Talvez seja porque eles gostam muito deles.)

O que outra empresa pode coletar em seu próprio site é uma questão dissemelhante.

Dito isto, sim, há opções.

Lembre-se, o problema que estamos tentando resolver é que temos registros independentes em dois sites diferentes. A solução que precisamos é uma maneira de encontrar qualquer tipo de chave para corresponder a esses registros e mesclá-los. Cá estão algumas maneiras de fazer isso.

  • Estabeleça o registro do site em ambos os sites. Quando alguém faz login — presumivelmente com o mesmo nome de usuário ou endereço de e-mail em ambos os sites — isso fornece um ponto de dados generalidade que permite que você mescle os registros. A desvantagem é que nem todos os seus visitantes se Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! e esse método só funcionará para as pessoas que se registrarem e fizerem login.
  • Use a sentimento do dedo do navegador. Quando um navegador da web visitante um site, ele entrega certas informações para esse site, porquê endereço IP, solução de tela, qual navegador está sendo usado e assim por diante. Usando essas informações, você pode obter uma boa teoria que um visitante em um site é a mesma pessoa que um visitante em outro site. Não é perfeito, mas é bom o suficiente em alguns casos.
  • Pegue emprestado o cookie de terceiros de outra pessoa. Se você usar o Google Analytics em ambos os sites, às vezes será verosímil tomar o ID do GA do visitante e usá-lo para corresponder os dois registros.
  • Passe um ID restrito de um site para outro. Se você vincular entre os dois sites, você pode passar um ID porquê um parâmetro de consulta nesses links e usar esse ID para mesclar os registros. Isso só funcionará para pessoas que clicarem nesses links.

Ou… use cookies de terceiros

Cá está outra solução. E se a ACME Dog Food Company criasse seu próprio cookie de terceiros e o implementasse em todos os sites da ACME? O cookie criaria um ID restrito para cada visitante que o seguiria de site para site. Esse ID se tornaria o registro unificador que permitiria à ACME mesclar dados de usuários de todos os seus sites.

“Espere Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! pouco”, você diz. “Isso é muito simples e parece bom demais para ser verdade.”

Sim, há limitações e desvantagens.

Embora o Google não tenha eliminado cookies de terceiros, alguns outros navegadores o fizeram, logo essa técnica não funcionará para todos. Aliás, o Google (supostamente) permitirá que os usuários optem por não receber cookies de terceiros.

Considerando tudo isso, vamos fazer uma avaliação pessimista e proferir que esse esforço de cookie de terceiros só conseguirá corresponder a 50% dos seus usuários em diferentes domínios.

Eu diria que 50% é melhor que zero e, em combinação com algumas das outras técnicas que mencionei supra, você conseguirá se transpor muito muito.

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Autores Sua visita nos ajuda a continuar oferecendo o melhor para você! são convidados a gerar teor para MarTech e são escolhidos por sua expertise e tributo para a comunidade martech. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. As opiniões que eles expressam são suas.

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Crédito: Nascente Original

Adriano Pina

Adriano Pina

Análise de Sistemas | SEO e Google Ads | Fundador da Loja Script PHP Aqui & Marca Shoslh de tecnologia

Especialista em transformar ideias em soluções digitais e acelerar o crescimento online.

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